domingo, 30 de agosto de 2009

Media MVP como Thin Client VDR

Vários meses fazem que publiquei o último post neste blog. Estive afastado da minha vida corriqueira por motivo de saúde em familiar mas cá estou ainda afastado da labuta com um assunto bem interessante para o universo multimídia em Linux.

Buscando uma solução mais sensata para o meu sistema multimídia no quesito silêncio, tamanho e consumo de energia me deparei com alguns clientes leves (thin clients) compatíveis com o VDR. Inicialmente analisei a possibilidade de usar o XBOX da Microsoft como cliente devido à boa compatibilidade com Linux e por já haver uma solução para o VDR bem como para outros PVRs (XBMC e MythTV) mas o custo para adquiri-lo não me agradou muito.

Zapeando pela net dei de cara com um dispositivo leve, pequeno e bonito fabricado pela Hauppauge chamado MediaMVP que usa código Linux para reproduzir streams pela internet e em redes domésticas exibindo conteúdos multimídia (foto, vídeo, áudio, texto, ...) na tela da TV. Abaixo uma amostra do dispositivo:

MediaMVP da Hauppauge


O esquema de ligação deste dispositivo numa rede doméstica pode ser melhor visualizado no esquema abaixo:

Esquema de ligação do MediaMVP


Apesar de rodar código Linux no dispositivo o software fornecido pelo fabricante para implementar um servidor de stream no PC só funciona em Windows. Parece um paradoxo mas como a turma do Open Source não dorme no ponto não demorou muito para surgirem soluções 100% abertas em Linux para o aproveitamento deste dispositivo como Thin Client.

Consegui adquirir uma unidade deste equipamento no ebay americano por um preço bem convidativo já que se trata de hardware um pouco ultrapassado tecnologicamente. O duro foi ter que pagar o frete e o imposto de importação elevadíssimos.

Ainda não recebi o produto mas já estou pesquisando as opções e em breve terei um belo thin client na minha sala em substituição ao barulhento PC descrito em posts anteriores. Nem preciso dizer que o MediaMVP é capaz de comandar remotamente o VDR Box. A implementação desta solução deixo para um post futuro.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma placa dessas DXR3 e nao estou usando, se interessar eu posso te vender ou a alguem que voce conheca e esteja precisando, qauluqer coisa manda um email pra kushito@ig.com.br, slias, otimo site, com otimas informaçoes, esta de parabens...

Jaelson Lima disse...

Eu tenho uma também e estou utilizando-a num cliente VDR mencionado num dos posts deste blog. É uma ótima opção para jogar os sinais de áudio e vídeo do Box para a TV.
Fica aí o teu anúncio. Se alguém se interessar pela placa já sabe como te contactar.

Um abraço,

Jaelson Lima

Anônimo disse...

valeu, na verdade estou montando um sistema de HTPC com TV a cabo da NET Digital e TV satelite da telefonica e sky mas é dificil encontrar as pecas por aqui (quando nao absurdamente caras), entao vou comprar fora mas to sem grana no momento, paciencia..

Guttemberg Machado disse...

Eu tenho um MediaMVP Wireless (tambem tem porta ethernet, caso queira fazer a conexão via cabo). Comprei, mas não gostei do software que vem com ele (windows). Sei que pra linux tem um outras alternativas ,mas não é o meu forte. Se alguem quiser comprar, vendo pelo preço que eu paguei: R$350. guttemberg (email do gmail)

Jaelson Lima disse...

Gutto,

Realmente o software da Hauppauge para Windows é bastante limitado apesar de ser bem mais fácil de instalar do que as versões para Linux.
Dê uma olhada num projeto chamado VOMP (VDR On MediaMVP) e quem sabe você cria coragem e ingressa no mundo Linux.

Um abraço,

Jaelson Lima