sábado, 16 de agosto de 2008

Instalando o VDR

Instalar o VDR não é uma tarefa simples imagine configurá-lo. Felizmente existem distribuições Linux compiladas exclusivamente para o uso deste software. Foi a partir de uma delas que pude finalmente ver o VDR em funcionamento.

Se você pretende somente testar o VDR como software em vez de Settopbox uma boa opção é a distro Kanotix que é uma Livecd alemã originada de uma outra distro livecd chamada Knopix. Por ser livecd você pode testar a distro dando boot pelo CD-ROM antes de instalá-la no HD. Esta distro já vem com o VDR instalado e configurado bem como vários plugins. Lembro-me que na época eu utilizei a minha Skystar 2 da Technisat em modo softdevice em ambiente Xwindow. Funcionou muito bem.

Uma opção mais adequada a quem pretende montar um Settopbox com o VDR é a distro LinVDR. Ela vem com tudo que é necessário para transformar um computador comum num poderoso stb. A instalação é muito simples pois a maioria das decisões é tomada pelo software instalador. Recomendo reservar um HD especificamente para isso pois o LinVDR não costuma perguntar se você tem um outro SO instalado. Apesar desta distro ter sido abandonada pelos seus idealizadores ainda assim é uma boa opção para quem não quer quebrar muito a cabeça.

Como a distro LinVDR parou no tempo alguns aficcionados desta distro decidiram usá-la como base para distros mais atuais. Assim surgiu a distro ARVDR de origem russa que nada mais é que a LinVDR atualizada. Neste link você poderá baixar a imagem iso dela. Antes porém recomendo dá uma olhada neste link que descreve como é simples o processo de instalação de uma distro LinVDR. Notem que a versão mais atual da distro ARVDR é a 0.7 mas eu recomendo testar a 0.5.3 pois esta última ainda continua baseada na LinVDR enquanto que a mais atual está migrando para uma outra distro chamada UBUNTU que nada mais é que uma distro usada em Desktop.

Além destas distros existem inúmeras outras mas já as testei e nunca obtive êxito. Cito algumas delas apenas para referência:

. VDRLive - De origem francesa tem um ótimo acabamento gráfico (bootsplash) mas parece ter sido desenvolvida para uma situação bem específica de hardware pois com a minha skystar 2 sequer pude testá-la;

. MiniDVBLinux - De origem alemã apresenta a vantagem de oferecer várias opções de uso para o VDR. Ainda não testei mas pretendo dar uma olhada na versão CLIENT dela pois o meu VDR atual já possui o recurso Streamdev ativado e funcionando.


As distros pré-compiladas são ótimas para quem pretende ter o primeiro contato com o VDR mas pecam por um simples detalhe: demoram a atualizar os seus pacotes. Se você quer uma distro atualizada e com todos os plugins e recursos do seu interesse a melhor e talvez a única opção seja instalar uma distro convencional e partir para a compilação dos pacotes a partir dos fontes. Foi o que fiz e não me arrependo. Se esta é a sua opção sugiro visitar o site HoochVDR pois é o lugar ideal para quem pretende aprender a instalar o VDR na unha em distros como Debian, Gentoo e Suse.

Como sou usuário da distro Debian optei por instalar o VDR nesta mas você pode montar o seu VDR Box com qualquer distro Linux. Basta baixar os fontes do programa e compilar. Num futuro post pretendo dar maiores detalhes de como instalar e configurar a distro Debian preparando-a para o VDR.

Um comentário:

Galináceo disse...

Prezado Jaelson, vi inumeras postagens ref. htpc e afins. gostaria de saber se vc conhece alguma ferramenta onde eu consigo "emular" um azbox da vida pelo htpc, ou seja, pegar os canais sem o cartao. abraços!