domingo, 24 de agosto de 2008

VDR sem placa DVB

O VDR foi concebido originariamente para funcionar com placas DVB-s dotadas de decoficador de MPEG2 e com saída para TV (áudio e vídeo). Com o tempo surgiram as placas budgets (desprovidas de decoficador e TV Out) e em pouco tempo veio o suporte a elas por meio do plugin SOFTDEVICE. No atual estágio de desenvolvimento do VDR não só é possível usar apenas placas budgets (Skystar 2, VP-1020, ...) como também sequer usá-las. Isto é possível graças ao desenvolvimento de inúmeros plugins que implementam por software dispositivos DVB dispensando a necessidade de ter uma placa DVB instalada para o sistema funcionar.

Neste post vou apresentar uma forma bem simples de instalar e por a funcionar o VDR num PC que não possui uma placa DVB instalada. Para tal, precisaremos seguir os seguintes passos:

Pré-requisitos:

. PC completo;
. Conexão com a internet.

1. Baixe a imagem ISO do CD de instalação do KuruminNG mais recente. Eu usei a versão que vem com o Kubuntu 8.04. Acredito que qualquer distro que tenha como base o Kubuntu ou Ubuntu 8.04 servirá para este propósito mas sugiro seguir a risca esta receita de bolo;

2. Dê boot pelo CD do KuruminNG e após o carregamento completo inicie a instalação no HD. Não vou entrar em detalhes sobre o processo de instalação do KuruminNG pois o processo além de simples está muito bem documentado na internet;

3. Finalizada a instalação teste os recursos básicos do PC (teclado, rede, som e vídeo). Se tudo estiver funcionando corretamente abra um Konsole (Iniciar -> Sistema -> Konsole - Terminal) e digite o seguinte comando:

$ sudo apt-get update

Este comando servirá para atualizar a base de dados de pacotes do Kubuntu. Você precisa estar conectado à internet para isto ocorrer adequadamente. Se for pedida uma senha informe a senha do usuário comun que você criou durante o processo de instalação.

4. Instale os pacotes mínimos necessários ao funcionamento do VDR para sistemas desprovidos de placa DVB com os seguintes comandos no Konsole:

$ sudo apt-get install vdr vdr-plugin-xineliboutput
$ sudo apt-get install libxineliboutput-sxfe xineliboutput-sxfe

O primeiro comando irá instalar o VDR propriamente dito bem como o plugin XINELIBOUTPUT que implementará um dispositivo DVB por software. O outro comando instalará dois pacotes que implementam um frontend para o DVB em ambiente X.

5. Instale o pacote NANO para poder editar os arquivos de configuração do VDR.

$ sudo apt-get install nano

6. Edite o arquivo /etc/default/vdr e altere para 1 a opção ENABLED.

$ sudo nano /etc/default/vdr

# Change to 1 to enable vdr's init-script
ENABLED = 1

Salve e feche o arquivo (CTRL X S).

Você poderá usar tanto o nano quanto o gedit para realizar a tarefa de edição do arquivo mencionado.

7. Edite o arquivo /etc/vdr/plugins/plugin.xineliboutput.conf e altere a opção --local para sxfe.

$ sudo nano /etc/vdr/plugins/plugin.xineliboutput.conf

--local = sxfe
--primary

Salve e feche o arquivo.

8. Prepare o ambiente X para o VDR com o seguinte comando:

$ sudo xhost +

9. E finalmente rode o VDR em modo daemon com o seguinte comando no Konsole:

$ sudo /etc/init.d/vdr start

Surgirá uma janela como esta:



Pressione o mais rápido possível uma tecla qualquer do teclado para iniciar o mapeamento das funções do VDR. Surgirá uma nova tela pedindo para você não pressionar nenhuma tecla por enquanto e em seguida surgirá a seguinte tela:



Você irá atribuir uma tecla do teclado a cada uma das inúmeras funções do VDR (Play, Pause, Stop, Up, Down, Left, Right, ...) começando por Up. Escolha as teclas com inteligência para não se perder depois. Veja uma sugestão para algumas funções:

FUNÇÕES TECLAS

Up Seta Para Cima
Down Seta Para Baixo
Menu M
Ok Enter
Back Esc
Left Seta para Esquerda
Right Seta para Direita
Red F1
Green F2
Yellow F3
Blue F4
0 ... 9 0 ... 9
Info I
Play F5
Pause F6
Stop F7
Record F8
FastFwd F9
Fast Rew F10
Next F11
Prev F12
Power Q
Channel+ Page Up
Channel- Page Down
PrevChannel Tecla Backspace
Volume+ Alt
Volume- Ctrl
Mute Shift


Existem outras funções além destas mas vou deixar como tarefa de casa o seu mapeamento. A partir do mapeamento das três primeiras funções já é possível usar as opções Up, Down e Menu para retroceder, encerrar ou escapar um mapeamento. Quando chegar ao último comando pressione Up para finalizar o processo de mapeamento.

Finalizado o mapeamento das funções deverá surgir uma tela como esta:



Pronto. O VDR está instalado e funcionando. Experimente pressionar uma das teclas definidas na inicialização. Sugiro começar por M de Menu. Um OSD do menu principal será ativado e terá mais ou menos esta cara:


Não há muito o que fazer com o VDR de início pois não temos um sintonizador para visualizar canais DVB. Por enquanto, podemos navegar nas funções mínimas com as setas de navegação (Up, Down, Left e Right) e selecioná-las com a tecla Enter (Ok). Podemos selecionar Setup e mexer nas diversas configurações do sistema mas não recomendo fazer isso agora já que tudo está funcionando perfeitamente.

Até adquirirmos um sintonizador podemos usufruir apenas dos recursos extras do VDR mas para isso teremos que instalar os plugins que foram desenvolvidos para ele. Primeiro precisamos encerrar o VDR:

$ sudo /etc/init.d/vdr stop

Agora vamos instalar alguns plugins:]

$ sudo apt-get install vdr-plugin-freecell vdr-plugin-spider
$ sudo apt-get install vdr-plugin-skinenigmang

O primeiro comando instalará dois jogos de cartas muito populares. Você poderá movimentar as cartas usando as setas de navegação e a tecla Enter para confirmar a mexida. O segundo comando instalará um Skin para o OSD do VDR. Com esse skin você poderá mudar o visual tornando o VDR mais atraente.

Caso você deseje reconfigurar o mapeamento das funções do VDR apague o arquivo remote.conf. Faça isso apenas se você deseja melhorar ou corrigir algum mapeamento de função. Use o comando abaixo:

$ sudo rm /var/lib/vdr/remote.conf

Feito isso, ao reiniciar o VDR será pedido novamente para configurar as funções. Você pode também editar o arquivo acima em vez de apagá-lo.


Reinicie o VDR:

$ sudo /etc/init.d/vdr start

Pressione M no teclado e observe as duas opções extra (Freecell e Spider Arachnid). Selecione um deles e observe-o na tela do seu monitor:













Agora vamos finalmente mexer no Setup do VDR para alterar o Skin do OSD. Pressione M no teclado e selecione a opção Setup no Menu Principal. Pressione Enter para confirmar a seleção. Surgirá a tela abaixo:



Selecione a primeira opção OSD e tecle Enter para confirmar. Outra tela surgirá:



Selecione a opção Skin e com as setas de navegação Esquerda ou Direita mude o Skin para Classic ou EnigmaNG e pressione a tecla Enter para confirmar a escolha. Se você escolheu o skin EnigmaNG a nova tela surgirá:


Pronto. Agora temos uma pele nova para o VDR bem mais bonita que a padrão. Se você quiser poderá escolher um tema para este Skin. Selecione OSD e pressione Enter. Na tela seguinte selecione Theme e escolha um tema para experimentar usando as setas de navegação Esquerda e Direita e confirmando com Enter. Pressione a tecla Esc para voltar à tela do Menu Principal ou M para encerrar o OSD.

Além do Skin EnigmaNG existem outros. Encerre o VDR e experimente instalar o plugin abaixo:

$ sudo apt-get install vdr-plugin-skinsoppalusikka

Reinicie o VDR e altere para o novo plugin.

Outros plugins poderão ser instalados aumentando ainda mais os recursos do VDR. Digite o comando abaixo e verá os plugins já compilados:

$ apt-cache search vdr


Depois é só instalar com o comando abaixo:

$ sudo apt-get install vdr-plugin-xxx

Lembre de parar o VDR antes de instalar quaisquer plugins. Após instalar reinicie o VDR conforme demonstrado anteriormente.

Nos próximos posts dedicarei atenção a instalação e configuração de alguns plugins bem interessantes e necessários em qualquer PVR.

Por enquanto é só isso ....


Fonte: http://ubuntu-ky.ubuntuforums.org/showthread.php?t=836171

Um comentário:

Leonardo Barzi disse...

Olá, Jaelson.

Estou usando o VDR com o XBMC e, nas ultimas semanas, as atualizações me deixaram bem feliz. Porém estou com dificuldades de acertar os canais não-FTA, provavelmente por não ter as chaves (A RedeTV está tranquila aqui, por exemplo). Alguma dica?